27 de August de 2025
Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O CPR-L é responsável pela articulação operacional e logística de 12 unidades da PM, abrangendo 37 municípios. É o maior comando do estado.
Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A manhã desta quarta-feira (27) foi de celebração para o Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), que está completando 23 anos. Para marcar a data, uma solenidade foi realizada no 1° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, em Feira de Santana, com a concessão de honrarias aos parceiros da PM e homenagens aos oficiais que já fizeram parte dessa história. 

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Estiveram presentes o ex-comandante do CPR-Leste, coronel Antônio Lopes; o atual comandante, coronel Muller, além de oficiais aposentados como Adelmário Xavier e Pedro Nascimento Boaventura. Autoridades como a juíza Marcia Simões e o promotor de justiça, Auto Rodrigues, também participaram das homenagens. Na ocasião, o repórter e radialista Aldo Matos, que já trabalhou no Portal Acorda Cidade, foi homenageado como Amigo da Polícia. 

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Coronel PM Lopes e Aldo Matos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

CPR-L: proteger e servir 

O atual comandante do comando, Coronel Muller, se junta aos outros 13 coronéis que passaram pelo CPR-L ao longo dos 23 anos, atuando para combater a criminalidade e trazer a segurança para a população. Uma atuação baseada no planejamento, coordenação e execução das atividades de policiamento ostensivo, sempre norteados pelos princípios da legalidade, da hierarquia, disciplina e pela missão maior de proteger e servir.

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“São 23 anos de uma longa trajetória de luta, de articulação logística, operacional com as tropas do nosso orgânico, fazendo funcionar no ótimo operacional, para que a gente pudesse, ao longo de todo esse período, entregar o que há de melhor em tecnologia de segurança pública, em policiamento ostensivo, para as pessoas da nossa região, em especial a Feira de Santana.”

CPRL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Atualmente, o CPR-L é responsável pela articulação operacional e logística de 12 unidades da Polícia Militar, abrangendo 37 municípios da região do Portal do Sertão, litoral norte e agreste baiano. É o maior comando do estado, tanto em efetivo quanto em população atendida.

“Ao longo dessas mais de duas décadas, inúmeros desafios foram enfrentados e superados com coragem, profissionalismo e espírito de corpo por cada policial militar que, com honra, vestiu e veste o nosso uniforme caqui. Sua grandeza se reflete não apenas na extensão territorial e número de unidades subordinadas, mas também na responsabilidade diária de zelar pela tranquilidade e ordem pública em uma das regiões mais estratégicas da Bahia”, declarou o comandante em seu discurso. 

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com a celebração, a região de policiamento passa a ter o nome de Região Maria Quitéria, trazendo uma grande homenagem à heroína feirense, Maria Quitéria de Jesus Medeiros, que lutou pela independência do Brasil na Bahia.

“Somos inspirados numa mulher, numa guerreira que representa todas as mulheres, em especial, todo o povo brasileiro pelos seus ideais de liberdade, os ideais mais caros para o exercício da vida das pessoas com dignidade e, sobretudo, com as garantias que hoje nós temos na nossa Constituição de 1988, a prevalência dos direitos, a prevalência das garantias individuais e coletivas e é o grande exercício da nossa PM na nossa região.”

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para coronel Muller, a esperança simboliza as ações que o comando tem feito para proteger a população. Sem a segurança, não há bem-estar, não há qualidade de vida. 

“Você não consegue exercer nenhum outro benefício da sua existência, da sua vida, sem você ter um mínimo de segurança. E nós perseguimos arduamente isso. Hoje, 27 de agosto de 2025, a redução no ano de 2025 em relação a 2024 está superior a 30%, sobre um número que já reduziu 8% de 2024 para 2023. Então, a palavra que eu guardo neste momento é a esperança. Nós continuaremos lutando bravamente.”

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O comandante ainda destacou que, durante esses 23 anos, para além dos números de apreensões e prisões, a PM desenvolveu um trabalho integrado com outras forças para garantir a paz para a região.  

Um legado de respeito e acolhimento aos cidadãos 

Retornando para celebrar, o subcomandante geral da PM, coronel Antônio Lopes, conversou com o Acorda Cidade. Ele, que foi o último oficial a deixar o cargo, lembrou que o CPR-L foi a primeira unidade em que ele assumiu como coronel, chegando a atuar por quase dois anos. 

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Coronel Antônio Lopes | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi um grande desafio, onde eu passei aqui quase dois anos, onde aprendi muito. Esse trabalho que desempenhei aqui fez com que eu chegasse à função de subcomandante geral. Então, eu tenho uma gratidão muito grande aos policiais militares que aqui trabalham, à população de Feira, que eu digo sempre, às vezes eu estou mais aqui até do que em Salvador”, comentou. 

Em Feira de Santana, Coronel Lopes disse que deixou um legado de respeito e acolhimento aos cidadãos e aos profissionais com quem teve a honra de trabalhar. Agora, como subcomandante geral da PM, a responsabilidade segue ainda maior para liderar mais de 30 agentes. 

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O ex-coronel Pedro Boaventura relembrou o período em que atuou no CPR-L. Ele foi o segundo comandante a assumir o comando. 

“Feira de Santana teve um crescimento na área de segurança a partir dos comandos regionais. Eu, que comandei aqui o primeiro batalhão, depois fui para o Comando Oeste e retornei para o Comando Leste. Foi uma satisfação muito grande. Contei com a equipe de oficiais de primeira linha e creio que cumprimos a nossa missão.”

Já faz mais de 20 anos que Boaventura deixou o posto. Atualmente, ele mora em Feira de Santana com a família.  

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Adelmario Xavier e Pedro Nascimento Boaventura | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Outro ex-comandante, Ademário Xavier, também esteve presente na solenidade. Por quase seis anos, tempo em que serviu em Feira de Santana, foi uma grande realização em sua trajetória. 

“Coisa que todo coronel almeja. O CPR Leste hoje é referência de todo o estado da Bahia. A gente, quando sai, sai com aquela sensação de dever cumprido. Mas, quando chega nas solenidades, a saudade bate.”

Solenidade de 23 anos do CPR-L
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Um compromisso levado por toda a corporação, Xavier destacou que seu legado também foi baseado no compromisso da PM em servir, acolhendo e se aproximando cada vez mais da população e dos profissionais que cooperam com a PM. 

“Um Porto Seguro, o CPR-L para a sociedade, é a última estaca, é o que defende a sociedade, é aquela que está entre a sociedade e o crime como um todo.” Aposentado há oito anos, Xavier serviu à Polícia Militar da Bahia durante 40 anos. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.