
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus conseguiu uma liminar na Justiça para garantir a retomada da coleta de lixo no município, em meio à paralisação dos agentes de limpeza em diversas cidades da Bahia. A suspensão do serviço teve início na segunda-feira (22), em adesão à paralisação nacional da categoria.
Os agentes tentam pressionar pela votação do Projeto de Lei 4.146/2020 no Senado Federal, que propõe a regulamentação da profissão dos trabalhadores da limpeza urbana, o que inclui os garis e margaridas que atuam em serviços de varrição, coleta de resíduos em vias públicas, acondicionamento de lixo e destinação final em aterros ou reciclagem.
De acordo com o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, durante entrevista ao Blog do Valente, parceiro do Acorda Cidade, a prefeitura montou uma operação emergencial para evitar o acúmulo de lixo durante a realização dos festejos juninos, período em que há grande circulação de pessoas, sobretudo vindas de outras cidades, para acompanhar as festas, o que provoca um aumento significativo na produção de resíduos.
“Nós colocamos um comboio extra para fazer a coleta e conseguimos recolher boa parte do lixo. Também buscamos uma solução jurídica para evitar maiores transtornos à população”, afirmou o prefeito durante a entrevista.
Segundo o gestor, a liminar determina que a multa pelo descumprimento da decisão judicial é de R$ 100 mil diários. Além disso, os veículos responsáveis pela coleta não podem ser impedidos de sair.
Deolino destacou ainda que a cidade vive um dos eventos mais importantes do ano e que não pode ficar com lixo acumulado por vários dias.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.
