

No espaço sagrado do Santuário Senhor dos Passos, a Arquidiocese de Feira de Santana realizou, nesta quinta-feira (11), o lançamento da Caminhada do Perdão 2026. O evento, que integra o calendário oficial do Município, acontecerá no dia 1 de março, no segundo domingo da Quaresma.
‘Fraternidade e Moradia Digna’ é o tema da 12ª edição, em consonância com a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB. O anúncio foi feito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, durante a tradicional Missa da Misericórdia, que contou com a presença dos padres Júlio Santa Bárbara, Hipólito Gramosa, Pedro Júnior, Paulo Tarso, Leomário Gonçalves e Adriano Almeida.
“A Caminhada, conectada à Campanha da Fraternidade e aos grandes desafios sociais do Brasil, recorda que não há perdão autêntico sem transformação de vida, sem justiça, sem olhar para os que sofrem. Caminhar significa: reconciliar-se com Deus; reconciliar-se com os irmãos; reconciliar-se consigo mesmo; reconciliar-se com a cidade e com a criação”, expressou o arcebispo.
Uma das novidades apresentadas foi o percurso. A concentração permanece no Santuário Santo Antônio (Capuchinhos), com a missa de abertura, às 7h. De lá, os participantes seguem em caminhada pela avenida Presidente Dutra, retornando à rua JJ Seabra, com destino ao Santuário Senhor dos Passos, que volta a ser contemplado na programação.
Em seguida, o itinerário segue pela avenida Getúlio Vargas, passando pela Conselheiro Franco com destino à Catedral Metropolitana de Sant’Ana, onde acontece o encerramento solene com a benção do Santíssimo Sacramento.

“Desde sua criação, em 2012, durante as comemorações dos 50 anos da Diocese, a Caminhada do Perdão se tornou espaço privilegiado de evangelização e cultura da paz. Neste Santuário Senhor dos Passos, onde tantos derramaram suas lágrimas diante do Cristo sofredor, lançamos hoje a edição 2026. Nesta celebração apresentamos: a data, o tema, a camisa oficial e o percurso. Mais do que elementos organizativos, apresentamos um chamado espiritual”, concluiu Dom Zanoni.
A Caminhada do Perdão se consolida em três dimensões: pastoral, espiritual e social, contando com a participação das 46 paróquias de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, além de grupos, movimentos e pastorais.
Como gesto concreto de apoio à manutenção das pastorais sociais da Arquidiocese, os fiéis podem adquirir as camisas oficiais do evento, que serão vendidas nos próximos dias na Cúria Metropolitana e nas secretarias paroquiais.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
