

No dia 25 de dezembro, a partir das 18h, acontecerá na Praça João Pedreira próximo a Prefeitura (antiga fonte luminosa) em Feira de Santana a 12ª edição da Ceia de Natal para pessoas em situação de rua, uma ação solidária que vem sendo realizada desde 2013 e que já se tornou referência de cuidado, acolhimento e humanidade na cidade. Para a ação acontecer, os voluntários contam com a solidariedade das pessoas para ajudar com pratos prontos.
Saiba como doar
Para a realização da Ceia de Natal deste ano, o projeto está arrecadando doações de alimentos prontos para consumo, que possam ser servidos diretamente no momento da ceia. As doações podem incluir:
- Pães com recheio simples
- Bolos
- Arroz, farofa, saladas
- Biscoitos
- Frutas
- Sucos, água e outras bebidas
- Qualquer alimento que já esteja pronto para consumo imediato
- Também são bem-vindas doações de:
- Roupas
- Sapatos
- Cobertores
Além das doações, o projeto recebe voluntários que desejem contribuir com seu tempo, oferecendo apoio, acolhimento, sorrisos e presença no dia do evento. Veja os pontos de coleta ao final da matéria.
“Se você quiser ser voluntário, oferecendo seu abraço e sua ajuda, será uma alegria recebê-lo.”
Histórico do projeto
O projeto foi idealizado e é coordenado pelo artista plástico e terapeuta integrativo Danilo Tradição, que viveu em situação de rua durante a infância e transformou sua própria história em um movimento contínuo de amor ao próximo.
“Quando eu era criança e morava na rua, o Natal era o período mais difícil. Nos dias 24 e 25 parecia que o tempo parava. Não havia ninguém nas ruas — nem para pedir um copo de água ou um prato de comida. Todos estavam celebrando em suas casas, e nós ficávamos sozinhos. Diferente do Réveillon, quando havia gente, festa, fogos, e eu me sentia parte da festa… no Natal, não. Anos depois, essa dor se transformou no desejo de criar um Natal para quem vive nas ruas”, disse Danilo Tradição.
A escolha pela data do dia 25 de dezembro também carrega um forte simbolismo. Segundo Danilo, é comum que famílias façam ceias fartas na noite do dia 24 e que muitos alimentos acabem sobrando ou até sendo descartados no dia seguinte.
“Sempre pensei que aquela comida que sobra poderia estar alimentando quem passa fome nas ruas.”
A primeira edição da Ceia de Natal aconteceu em 2013, com apenas quatro voluntários, incluindo o próprio Danilo, e atendeu 10 pessoas em situação de rua, com recursos custeados pelos próprios organizadores.
Desde então, o projeto cresceu ano após ano, tanto no número de voluntários quanto de pessoas acolhidas. Em 2017, o artista e ativista cultural feirense Márcio Punk passou a integrar a ação como voluntário, contribuindo significativamente para ampliar o alcance do projeto até seu falecimento, em 2020.
Na edição mais recente, realizada no ano passado, a Ceia de Natal reuniu mais de 100 pessoas em situação de rua, contando com o apoio de dezenas de voluntários.
Sobre Danilo Tradição
Danilo Tradição viveu em situação de rua dos 6 aos 12 anos, quando foi adotado. Na vida adulta, tornou-se artista plástico, criando obras a partir de materiais reciclados, além de atuar como terapeuta integrativo, massoterapeuta e consultor de saúde e bem-estar dōTERRA.
Aos 29 anos, idealizou e realizou a primeira edição da Ceia de Natal para pessoas em situação de rua, dando início a um trabalho que segue ativo até hoje.
Danilo também é idealizador do projeto “Sopa e Pão – Aqueça seu Irmão”, que realiza a entrega de sopa e pão duas vezes por semana para pessoas em situação de rua, com apoio financeiro de voluntários que ajudam a custear os alimentos.
Transparência e propósito
Todos os projetos são totalmente voluntários e sem fins lucrativos. As doações recebidas são destinadas exclusivamente às ações solidárias, e os agradecimentos são feitos às pessoas físicas doadoras, não a empresas.
Pontos de Coleta:
- Rua Santo Agostinho, 42, Santa Mônica
- Ou no dia do evento, a partir das 16h na Praça João Pedreira em frente ao monumento de Juracy Dórea
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
