26 de January de 2026
Marca do Carnaval celebra 110 anos do samba, um dos ritmos mais importantes da música brasileira
Foto: Reprodução/Secom PMS
Com influência de diversas matrizes culturais, o samba se desenvolveu no fim do século XIX, mas teve sua primeira música registrada em 1916.
Marca do Carnaval celebra 110 anos do samba, um dos ritmos mais importantes da música brasileira
Foto: Reprodução/Secom PMS

O Carnaval de Salvador 2026 terá o samba como protagonista. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a marca oficial da festa homenageia os 110 anos do primeiro registro do gênero musical, reconhecendo sua origem afro-baiana e a contribuição histórica da capital baiana para o nascimento de um dos ritmos mais emblemáticos do Brasil.

Com influência de diversas matrizes culturais, o samba se desenvolveu no fim do século XIX, mas teve sua primeira música registrada em 1916. A obra “Pelo Telefone”, depositada na Biblioteca Nacional, foi composta em uma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, que se mudou para o Rio de Janeiro em 1876, levando consigo as tradições do samba de roda da Bahia.

Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, o samba marca a abertura oficial do Carnaval de Salvador no circuito Osmar (Campo Grande), na quinta-feira da folia, com os tradicionais blocos Alerta Geral, Pagode Total e Proibido Proibir.

Para celebrar a data, a Prefeitura criou uma logomarca especial, com instrumentos que simbolizam o ritmo, cores vibrantes e tipografia inspirada nas formas dos próprios instrumentos. “É um marco os 110 anos do samba e não poderia passar despercebido. É um gênero musical que nasceu aqui e com o qual temos forte identidade. Pensamos em uma marca de Carnaval que dialogasse, manifestasse e comemorasse esse momento. Fizemos um briefing consistente, entendemos quais elementos precisávamos trazer e levamos para a criação. O resultado é uma imagem gráfica que traz a presença do pandeiro, as cordas de um instrumento musical. É uma marca que celebra o samba e os ícones que esse símbolo representa”, afirmou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

O processo criativo envolveu pesquisa e imersão histórica. “Começamos com um mergulho no tema e logo recebemos um diferencial importante trazido pela Prefeitura como conceito: ‘o samba nasceu aqui na Bahia’. Ele nasceu no samba de roda do Recôncavo, nos terreiros, nas rodas, nos batuques das comunidades negras: o samba raiz. Como diz a música Samba da Bênção, de Vinicius de Moraes: ‘porque o samba nasceu lá na Bahia’. A partir disso, partimos para a identidade visual. Escolhemos instrumentos que traduzem a essência do samba: pandeiro, viola, cavaquinho, atabaque e reco-reco, mas o pandeiro ganhou destaque. Ele é a cara do samba: viu, ouviu, pensou: samba”, explicou o diretor de criação da BTS Comunicação, Alisson Percontini, responsável pelo projeto.

As cores da marca foram inspiradas nas vestimentas tradicionais do samba de roda do Recôncavo, com forte influência afro-brasileira, estampas vibrantes e movimento. A tipografia apresenta formas arredondadas e curvas que remetem aos instrumentos musicais. O nome SAMBA aparece “vestido” dessas cores e traços, consolidando o conceito: Carnaval Salvador 2026 – O samba nasceu aqui.

“O samba tem origem nas tradições afro-baianas, especialmente no samba de roda, reconhecido como patrimônio cultural. Salvador tem papel central nesse nascimento, e trazer o samba como tema do Carnaval é reafirmar essa verdade histórica”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, responsável pela organização da festa.

Comunicação visual

A Prefeitura também dedicou cuidado especial à criação da comunicação visual, responsável por ambientar a cidade e orientar o público sobre os serviços municipais durante a folia. “As peças de comunicação visual de rua são fundamentais, pois têm o dever de criar o clima do Carnaval na cidade, mas também de levar informações necessárias para que as pessoas saibam onde estão, onde há postos de saúde, pontos de observação dos trios elétricos e demais serviços. Além disso, essa comunicação garante aos patrocinadores o direito de estar em determinadas avenidas de maneira exclusiva, celebrando o Carnaval juntamente com os soteropolitanos”, afirmou a diretora de Propaganda e Publicidade da Prefeitura, Lília Lopes.

Segundo Lília Lopes, a comunicação visual também é uma ferramenta essencial para informar a população sobre a estrutura e os serviços oferecidos durante a festa. “Também informamos o número de funcionários envolvidos na folia, a geração de emprego e renda. Além disso, atuamos em campanhas importantes, como ‘criança não é mão de obra’, conscientização sobre o respeito aos limites de velocidade no trânsito, incentivo para que as pessoas deixem o carro em casa e optem por outras formas de deslocamento, além de ações de combate ao assédio e à importunação sexual, entre outros temas fundamentais. Portanto, a Prefeitura entrega todos esses serviços para garantir um Carnaval pacífico e harmônico”, complementou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.