29 de January de 2026
Rio Paraguaçu
Foto: Divulgação Embasa
A água tratada captada no Rio Paraguaçu passou a abastecer este mês o território semiárido na região sudoeste da Bahia.
Rio Paraguaçu
Foto: Divulgação Embasa

A água tratada captada no Rio Paraguaçu passou a abastecer, este mês, as sedes de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu e o distrito de Entroncamento, no município de Jaguaquara, em território semiárido na região sudoeste da Bahia.

A boa notícia se deve à conclusão e entrega do novo sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) implantado pela Embasa; uma infraestrutura que capta água no rio Paraguaçu, em Marcionílio Souza, e transporta essa água por cerca de 30 quilômetros, subindo a Serra do Machadinho, até a estação de tratamento no distrito de Campinho, em Planaltino.

divulgação embasa
Foto: Divulgação Embasa

A partir daí segue tratada por mais de 90 quilômetros de adutoras para distribuição nos municípios atendidos. O investimento foi de R$ 179 milhões, com recursos próprios e captados no mercado financeiro.

“Os municípios que passaram a ser atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Planaltino eram abastecidos a partir de poços com vazões insuficientes e mananciais superficiais colapsados por crise hídrica ao longo dos anos. A infraestrutura instalada atende atualmente cerca de 24.000 domicílios e tem capacidade para atender novas ligações nesses municípios. Os poços e captações superficiais onde captávamos água vão ser desligados por um tempo até sua desativação definitiva, quando o SIAA de Planaltino estiver completamente testado”, explica o gerente regional de Jequié Gabriel Ramos.

SIAA de Planaltino – O sistema inclui captação flutuante em Marcionílio Souza; adutora de água bruta com 29,7 quilômetros de extensão; quatro estações de bombeamento de água bruta; 16 dispositivos para amortecer os golpes de pressurização e evitar quebramentos nas adutoras de água bruta e tratada e uma estação de tratamento no distrito de Campinhos (Planaltino) com capacidade para tratar 253 litros por segundo.

Além disso, inclui uma estação de tratamento de lodo residual do tratamento; adutora de água tratada com 92,8 quilômetros de extensão, duas estações de bombeamento de água tratada, um reservatório apoiado de 300 metros cúbicos (m³) e um reservatório elevado de 20 m³, em Planaltino.

O SIAA Paraguaçu-Planaltino, nesta 1ª etapa entregue este mês, atende os municípios a Embasa atende os municípios de Maracás (sede), Planaltino (sede e localidade Campinhos), Lajedo do Tabocal (sede), Itiruçu (sede e localidades de Upubaçu, Marialva, Lagoa dos Laços, Eucalipto e Tiririca) e Jaguaquara (Entroncamento de Jaguaquara).

Segundo Giancarlo Bezerra, gerente de obras, a implantação do SIAA de Planaltino foi muito desafiadora. “Tivemos que dar conta de muitas condições complexas, que foram superadas com muita dedicação e trabalho em equipe. Com o início da operação do novo sistema, os munícipios atendidos começaram a receber água em quantidade suficiente e de qualidade. Isso trouxe segurança hídrica e pôs fim à escassez de água que assola a região por anos”, conta.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.