2 de February de 2026
Inscrições abertas para o Concurso de Redação do Jovem Senador 2026
Foto: Viviane Macêdo
É o maior concurso de redação com premiação do Brasil, que, ao longo dos anos, já mobilizou cerca de dois milhões de alunos.
Inscrições abertas para o Concurso de Redação do Jovem Senador 2026
Foto: Viviane Macêdo

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino já podem se inscrever no Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2026, iniciativa anual do Senado Federal, que visa oferecer uma experiência de imersão no processo legislativo brasileiro para promover a educação política e estimular o exercício da cidadania entre os jovens. As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (2) e seguem abertas até 17 de abril deste ano e são destinadas a alunos de escolas públicas de todo o país.

Com o tema ‘Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável’, o concurso convida os estudantes a refletirem sobre cidadania, responsabilidade digital e convivência democrática. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador. A orientação dos organizadores do concurso é que os alunos conversem com suas escolas e participem.

A proposta busca incentivar a educação midiática e combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio, principalmente neste ano, quando acontecem as eleições gerais. Para participar, os interessados devem ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. As redações devem ser feitas em ambiente escolar, sob supervisão de um professor orientador, entre os dias 2 de fevereiro e 17 de abril. O processo de seleção começa nas próprias escolas e passa por avaliação nos estados, no Distrito Federal e no Senado Federal.

Os autores das melhores redações serão selecionados para a Semana de Vivência Legislativa, que acontece de 17 a 21 de agosto de 2026, em Brasília, e inclui viagem com todas as despesas pagas para os estudantes vencedores e professores orientadores. Ao todo, serão escolhidos 27 alunos, um de cada Estado e do Distrito Federal, que irão representar suas realidades no Senado. Em Brasília, os vencedores vão conhecer as atividades dessa casa legislativa que compõe o Congresso Nacional; atuar como representantes de seus estados; e apresentar sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei.

A edição de 2025 registrou um número recorde de escolas participantes, com 4.202 unidades, e aproximadamente 170 mil estudantes. É o maior concurso de redação com premiação do Brasil, que, ao longo dos anos, já mobilizou cerca de dois milhões de alunos. O destaque da edição do ano passado foi a participação feminina. Das 27 redações vencedoras em 2025, 21 foram escritas por meninas. Oito em cada dez selecionados viviam em cidades do interior.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.