

Começou, nesta terça-feira (3), o ano letivo de 2026 da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana. O secretário de Educação, Pablo Roberto, e o prefeito, José Ronaldo de Carvalho, acompanharam a aula inaugural na Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, no bairro Brasília.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Educação destacou as expectativas e objetivos para 2026, que é, principalmente, alfabetizar todas as crianças na idade certa.
“Nós estamos cheios de expectativa, cheios de boas novas para apresentar ao longo do ano. Nossa grande meta é fazer com que toda criança seja alfabetizada na idade certa, no tempo correto”.

“Nós tivemos avanços significativos e vamos insistir com essa metodologia, que é fazer as avaliações ao longo do ano, identificar quais são as dificuldades que o aluno tenha para que ele possa receber o apoio certo no tempo certo, e que ao final do ano, toda a Rede Municipal de Ensino possa alcançar os objetivos, que é melhorar a qualidade do ensino, melhorar o desempenho no IDEB e em todas as avaliações que Feira de Santana é submetido ao longo do ano”.
Saiba mais
Sobre os projetos e parcerias previstos para 2026, Pablo Roberto disse que todas as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação foram aderidas, bem como afirmou que as vagas para crianças atípicas, neurodivergentes ou com algum tipo de deficiência serão ampliadas.
“Então, nós temos educação de tempo integral e temos as atividades de contraturno. Nós já atendemos, hoje, aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes no Centro de Inclusão Doutor Colbert Martins da Silva, mas o prefeito vai anunciar nos próximos dias também, a partir de um chamamento público, a contratação de mais mil vagas na iniciativa privada para que nós possamos fortalecer essa demanda que cresce a cada dia. O desafio é muito grande, mas estamos otimistas de que 26 será um grande ano”.
Além disso, chamou atenção para o concurso público para contratação de mil professores efetivos e processos seletivos em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para que nenhum aluno fique sem professor. Assim como falou sobre a entrega do material.
“Nós trabalhamos muito em 2025 para garantir que logo no primeiro dia de aula, a maioria dos alunos da rede, ou a sua totalidade, possam estar já com sua mochila, tênis, farda, livros, com os módulos que você está vendo aqui. Até ontem, 56% da rede municipal já tinha recebido todo o material e a nossa expectativa é de que até a próxima semana, 100% da rede possa receber esse material, para que a família possa ser chamada, possa assinar o termo e receber o material”.
“Queremos o aluno devidamente fardado, com todo o seu material didático, para que o ano letivo possa acontecer. Não dá para falar de educação sem farda, sem o livro, sem o aluno ter o seu material didático, sua régua, seu compasso, seu estojo”.
Pablo Roberto reforçou que a Secretaria de Educação está trabalhando muito, com a ajuda de outras secretarias, para fazer as entregas e garantir que 100% dos estudantes recebam o material escolar completo.
Municipalização de escolas
Outra questão abordada pelo secretário foi a municipalização de escolas da rede estadual. De acordo com ele, o processo de negociação começou em 2025, mas não houve retorno oficial.
“No começo de janeiro, nós tivemos alguns problemas, onde algumas pessoas começaram a se mobilizar na cidade, com a informação equivocada, dizendo que ia se fechar a escola, quando na verdade ninguém, nem nós do município, nem o governo do estado tratamos sobre isso. Agora a municipalização é uma realidade”.
Ainda segundo Pablo Roberto, a lei determina que no ensino dos anos iniciais, como educação infantil e fundamental 1 e 2, os alunos sejam matriculados na rede municipal. Enquanto que a rede estadual fica responsável pelo ensino médio.
“O Estado recuou de algumas municipalizações esse ano, mas ofertou a vaga também do 6º ao 9º ano e nos deu também uma certa tranquilidade. Continuamos conversando com o Estado e o município para garantir que nenhum aluno fique fora da sala de aula”.
Prefeito fala sobre o assunto
O prefeito José Ronaldo também falou, ao Acorda Cidade, que acredita que 2025 foi um ano vitorioso para a educação feirense, pois muitos investimentos foram feitos, bem como disse que o foco é profissionalizar ainda mais as escolas municipais.

“Esses materiais foram entregues em todas as escolas da rede municipal. É a primeira vez que no primeiro dia de aula, se tem todo o material. Foi uma luta gigantesca para que isso pudesse acontecer. Então, estou muito alegre de ver o aluno com todo o material completo, para usar na escola, da farda, do material didático, tudo isso. Então, acho que é uma conquista muito grande”.
O prefeito também ressaltou o concurso público, para que não faltem professores na rede. De acordo com ele, as provas devem acontecer em março e os profissionais devem ser convocados até maio.
Além de ter informado sobre futuros projetos para auxiliar na alfabetização das crianças. Por fim, o prefeito José Ronaldo deixou uma mensagem para os alunos e pais:
“Todos sejam bem-vindos. A escola é de vocês. Vamos tratar a escola com carinho, fazer uma relação de muito respeito com os professores, com os trabalhadores que trabalham nas escolas. E a gente tenha um ano letivo vitorioso”.
Diretora da escola
Márcia Silveira, diretora da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão — que atua em dois turnos com 322 alunos do 1º ao 5º ano — destacou a importância da entrega dos materiais, para que o ano letivo comece completo.

“Escola precisa estar cheia de alunos. Escola vazia não tem graça. Ela perde sua essência. Mas estamos felizes iniciando o letivo com material todo completo na escola, fardamento. Para nós que estamos na gestão e que somos professores, é uma alegria imensa iniciar o ano tendo material para trabalhar. E graças a Deus está tudo completinho aqui, tudo arrumado, bonito e as crianças chegando para um ano letivo produtivo”.
Com informações do repórter Ed Santos, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.







