13 de February de 2026
Pessoas em reunião
Foto: Reprodução/ Pexel
39% das habilidades consideradas essenciais hoje devem mudar em função de transformações tecnológicas, conforme estudo global.
Pessoas em reunião
Foto: Reprodução/ Pexel

A crescente transformação das competências exigidas no mercado de trabalho global reforça a relevância de dominar o inglês para profissionais com mais de 40 anos. Em um cenário em que habilidades e funções estão sendo reformuladas por tecnologia e globalização, o idioma funciona como ferramenta para interpretar relatórios, participar de debates internacionais e acessar dados de mercado em tempo real.

Relatório Future of Jobs Report 2025, do Fórum Econômico Mundial, reúne perspectivas de mais de 1.000 empregadores globais que representam mais de 14 milhões de trabalhadores e aponta que, até 2030, aproximadamente 39% das habilidades consideradas essenciais hoje devem mudar em função de transformações tecnológicas e estruturais no trabalho.

Segundo Reginaldo Kaeneêne, CEO e Fundador da KNN Idiomas, a fluência do inglês impacta diretamente a capacidade de utilização de informações estratégicas em contextos profissionais e especialmente na área de tecnologia. “Profissionais acima dos 40 anos costumam ocupar posições de decisão, em que acessar dados, relatórios e apresentações em inglês permite antecipar tendências, participar de debates técnicos e tomar decisões com mais agilidade e precisão”, afirma.

Para muitos nesse grupo etário, a ampliação da longevidade profissional e a expansão de redes de trabalho internacional aumentam a frequência com que materiais e comunicações em inglês são utilizados no dia a dia. A compreensão direta desses conteúdos elimina barreiras de tradução e promove uma visão mais integrada dos mercados em que atuam.

Dessa forma, conforme o executivo da KNN, cresce a procura por cursos de inglês com foco aplicado ao uso profissional, voltado à compreensão de apresentações técnicas, leitura de relatórios e participação em discussões em ambientes multilíngues. A fluência do inglês é percebida por empregadores e equipes de gestão como um diferencial que favorece a competitividade e a capacidade de adaptação diante de mudanças estruturais.

Leia também:

Veja 5 hábitos e estratégias para a prática manter a fluência no inglês

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.