15 de February de 2026
Polícia Militar apreende arma de fogo durante paredão em São Gonçalo dos Campos
Foto: Polícia Militar
A festa clandestina é caracterizada pelo uso do paredão automotivo, aparelho de som que geralmente funciona acima do limite saudável de barulho.
Polícia Militar apreende arma de fogo durante paredão em São Gonçalo dos Campos
Foto: Polícia Militar

Um homem foi baleado durante uma festa do tipo paredão em Feira de Santana. O fato ocorreu na madrugada deste domingo (15), em uma residência do bairro Campo Limpo. A vítima, que não teve a identidade revelada, foi atingida na região lombar.

A festa clandestina é caracterizada pela utilização do paredão automotivo, aparelho de som acoplado a veículos que geralmente funciona acima do limite saudável de barulho. Desde 2017, a atividade foi enquadrada como contravenção penal por uma lei municipal, por frequentemente estar relacionada à perturbação do sossego.

Segundo a apuração da reportagem do Acorda Cidade, a própria vítima relatou que estava no interior da residência quando um veículo da marca Volkswagen parou com ao menos duas pessoas dentro. Uma delas, um homem encapuzado, desceu do carro e se dirigiu ao interior da residência, onde efetuou os disparos.

Ainda conforme o relato da vítima, ele conseguiu correr até a casa onde mora e foi socorrido pelo próprio pai para um hospital particular de Feira de Santana. Após ouvir os relatos, uma guarnição da Polícia Militar (PM) que atendeu à ocorrência orientou a vítima a fazer um boletim de ocorrência.

No lugar errado, na hora errada

Segundo o texto que proíbe a festa do tipo paredão, que é de autoria do então vereador Roberto Tourinho, a proibição vale para vias públicas, praças, ruas e avenidas e se estende a espaços privados de livre acesso ao público, como postos de combustíveis, lava-jatos, estacionamentos, chácaras e locais para eventos.

Mesmo que não houvesse a suposta tentativa de homicídio, somente a realização da festa, de acordo com a legislação municipal, seria errado.

A lei ainda especifica que o descumprimento da proibição pode resultar na apreensão imediata do equipamento e na aplicação de multa. Além dessas penalidades no âmbito municipal, colocar um paredão em funcionamento também pode ser considerado crime ambiental, com consequências ainda mais graves.

Com informações do repórter Ed Santos, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.