

Jornalistas e profissionais da comunicação que atuam na cobertura das forças de segurança da Bahia participam, nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2026, em Salvador, do workshop “De olho na segurança – O papel da mídia na cobertura segura das ações de Segurança Pública”. A iniciativa reúne forças de segurança, entidades representativas da imprensa e instituições acadêmicas, com o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais em pautas relacionadas à segurança pública, com foco em segurança, ética e responsabilidade social.
A participação é voltada a profissionais da comunicação social que atuam ou têm interesse em coberturas relacionadas à segurança pública, em diferentes níveis de experiência. As aulas serão presenciais, sendo obrigatória a frequência nas atividades. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de fevereiro, por meio do link.

O workshop é realizado pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar da Bahia, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e o Departamento de Polícia Técnica. O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Comunicação Social, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), da Federação Nacional dos Jornalistas, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia e da Associação Bahiana de Imprensa, além de parceria acadêmica com a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA).
Programação teórica e prática
Com carga horária total de 16 horas, o workshop será dividido em dois dias. No primeiro, as atividades ocorrem em formato teórico, com palestra magna e painéis temáticos que abordam a estrutura do sistema de segurança pública, os fluxos de comunicação institucional, fundamentos éticos e legais da cobertura jornalística e boas práticas na produção de conteúdo em situações de alto risco. As atividades serão realizadas no CineTeatro 2 de Julho, na sede do IRDEB, localizada na Rua Pedro Gama, 413-A, Federação, em Salvador.
A programação completa pode ser conferida aqui: https://bit.ly/programacao_pdf
No segundo dia, os participantes vivenciam a fase prática, com simulações controladas de ocorrências policiais complexas, realizadas nas dependências da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador. Os exercícios incluem cenários de patrulhamento em área conflagrada, preservação de local de crime, gerenciamento de crise com reféns, operações de busca e salvamento e cobertura de conflitos e manifestações urbanas. A atividade contará com equipes operacionais de todas as forças de segurança envolvidas.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, a proposta do workshop é fortalecer o diálogo entre imprensa e forças de segurança pública, com a redução de riscos operacionais. “A capacitação foi construída de forma conjunta com instituições da imprensa e representantes das forças de segurança, com o objetivo de contribuir para uma cobertura mais qualificada, segura e alinhada aos direitos fundamentais. A iniciativa busca capacitar jornalistas e comunicadores para reconhecer limites de atuação, compreender protocolos operacionais e adotar condutas que preservem a integridade das operações, dos profissionais envolvidos e da própria atividade jornalística. Neste primeiro momento, as atividades serão realizadas em Salvador; porém, vamos estudar uma forma de, no futuro, levar para outros polos regionais”, afirmou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
